segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ainda posso me surpreender assim?


Acabo de ler um livro delicioso, desses que deixa aquele gosto bom de ‘puxa, ainda posso me surpreender assim?’ e que vontade de escrever ao escritor agradecendo-o pelo presente. Como ainda não descobri uma forma eficiente de comunicar-me com o além, posto que o italiano Ítalo Calvino infelizmente faleceu em 1985, falo com vocês, prezados leitores, para que não percam a pérola que ele nos deixou.


O livro chama-se Se um viajante numa noite de inverno. Curioso título, não? Quando me falaram, eu pensei tratar-se de , imperativo afirmativo do verbo ser, mas não, era a conjunção condicional mesmo, e sem reticências no final da frase. Mas, lendo o livro, você vai entender - ou não -, mas com certeza vai ter enorme prazer nessa leitura singular.


Não quero dar pistas porque a surpresa faz parte do contexto e estragá-la seria de péssimo tom, mas posso adiantar que é um metalivro, escritos destinados a quem gosta e se deleita com a leitura, com a palavra, com o clima da narrativa.

Termino propondo o início de uma aventura - ou seria abertura? -, contida na página 48:
“A borda das folhas se rompe, revelando o tecido filamentoso; um fiapo sutil – dito “encaracolado” – se destaca, suave como a espuma de uma onda. Abrir uma passagem com o fio da espada na fronteira das páginas sugere segredos encerrados nas palavras: você avança na leitura como quem penetra em uma densa floresta”.


10 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ler o livro. Também fico aliviado de saber que ainda há amantes de livros!!!!! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Amilcar. Propaganda desinteressada é a mais sincera. Depois me diga o que achou.

      Excluir
  2. Legal! Vou ler! Dei uma lidinha no início do livro e é instigante mesmo, uma escrita clara mas sutil, que parece apresentar mistérios, mas reveladora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o bom é que o livro segura você até o final com a mesma intensidade.

      Excluir
  3. Hummmmmmmmm, fiquei com água na boca. Dica anotada. bjkas

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Qualquer dia desses,deveríamos fazer uma degustação literária (de preferência quando eu puder ir) rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoraria. Saudades de você, precisa aparecer de vez em quando.

      Excluir
  6. A Rita sabe provocar a curiosidade do leitor. Anotei.
    Hélio Penna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que esse livro vale a pena mesmo, é diferente, instigante e motivador. Tudo de bom para o escritor e para o leitor.

      Excluir