terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pensar, professor, pensar


O Pensador, famosa escultura de Rodin

Hermann Hesse dizia que “Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e sempre que possível, fazer dele um amigo.

Não concordo com essa afirmativa, pois jamais poderia, por exemplo, fazer de Humbert Humbert, de Lolita, um amigo. Ah sim, sempre que possível... muitas vezes não se pode nem pensar nisso, mas ler um livro tem muito de conhecer as pessoas e seus modos de pensar.

Arrasto-me, desde agosto de 2012, na leitura de “O caminho de Swan”, primeiro volume de sete da obra prima de Proust, Em busca do tempo perdido. Não gosto do livro? Gosto sim, mas algo me trava a leitura e ele fica ali, na bolsa lateral do meu carro, opção para engarrafamentos e curtos tempos de espera.
 
Nunca me aconteceu isso antes com um livro. Em geral leio rápido ou então desisto, como fiz com Ulisses, depois de 60 áridas páginas. Mas Proust é outra coisa. O homem conhece a alma humana e me ensina sobre relacionamentos, ou pelo menos eu penso aprender. Por que então essa lentidão? Será que caminho na velocidade que me permito conhecer os outros, ou complementando a frase de Hesse, a mim mesma?

6 comentários:

  1. Rita , muito bom o seu texto!Está mesmo um primor de reflexão.Não tenho resposta para sua indagação. Só você mesma poderá descobrir. Mas de uma coisa sei: se fosse uma leitura do Clube, vc já teria terminado!rsrs. Tb estou travada nesse livro há anos. Outras leituras vão surgindo. Mas andei fazendo umas leituras adiante, dentro dele, e verifiquei que ele me diz coisas perfeitas.Exemplo:Aborrecimento que dá ver alguém amado numa festa em que você não está. Vc vê as luzes e se roi.É o que ele diz em outras e magníficas palavras.Eta homem bom!
    Que tal lutarmos pela leitura dele no CLIc? Iria ser a solução, ou não!Pensar , profe!

    ResponderExcluir
  2. Elô, adorei sua resposta. Acho boa ideia sim e vc tem razão, se o livro de Proust estivesse na ordem do dia do Clube, eu já teria lido. Engraçado como o ser humano funciona, né? Topo a sugestão. De primeira, aliás.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Ahhh... acho que tudo é mais simples. Quando a gente não gosta muito, aí demoooooooraaaaaa.......

    ResponderExcluir
  6. Tem livros que eu preciso de mais tempo para ler, vou lendo aos pouquinhos e elaborando o pensamento. Já tem livros que eu compro e nunca leio, já aconteceu de eu comprar 2 livros iguais e não ter lido nenhum dos dois e achei que era de uma amiga que tivesse me emprestado, mas nada disso, comprei 2 mesmo sem me dar conta. Ano passado até dei uma lida, passei da metade, mas não rolou.

    ResponderExcluir