quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Travessia compartilhada


Mr. novaes/ e minha gatinha Amanda
Cartaz do lado de fora do Teatro

Meu filho Felipe, the bookseller

Que felicidade ter amigos para partilhar essa travessia em prosa e verso. Que alegria ter amigos e familiares reunidos celebrando uma noite especial, mesmo debaixo de chuva. Em meu coração, as imagens cristalizadas dos afetuosos abraços recebidos se eternizam em batidas ritmadas de dar e receber. Assim fazemos nossas vidas melhores e mais belas. Obrigada, meus queridos. Espero que curtam as fotos.

Elenir, linda de azul
Les chèrs concierges
Gracinda, minha rosa  
Angela Ellias, adorei você ter ido
Angela Stieger, toda linda
Antonio, grande amigo 
Fátima, amiga, entusiasta e torcedora
Luzia, querida amiga que foi mesmo
 de pé quebrado
  
Marlie, tão meiga
Niza, gatíssima
Norma, mentora do Clic
Cris, amiga, poeta e aniversariante

Meu querido tio Emílio
A amiga Vera e o marido

Os queridos Joana e Cícero

Neide, hiper atenciosa e carinhosa 

Fred, que meigo
Dília, querida, obrigadíssima
Cris e Dília em performance magistral
O escritor e amigo Carlos Rosa


novaes/, em breve serei eu a segurar seu livro

   
Esse Clic é muito lindo
Amo muito tudo isso
As queridas Creusa, Ana - minha comadre, tia Lena (em pé) e mummy
Minha prima querida Luciene
Minha comadre Ana
Minhas amigas da hidro, Célia
Neide
Creusa
e Dalva, todas lindas e maravilhosas

5 comentários:

  1. Eis-me aqui comentando (do meu ponto de vista) o lançamento do livro da Rita.

    A Sala Carlos Couto, no Teatro Municipal de Niterói estava recheada de poesia e música. Os cantores entoavam lindamente suas vozes com seus chorinhos (como não entendo muito de música, acho que era esse o gênero).

    A poeta autografava seus pequenos e grandiosos fragmentos poéticos para os amigos que lá chegavam. Sua filha, fotógrafa oficial do evento, registrava tudo. Não pude ficar até o final, mas pelos relatos nos e-mails, eu perdi o melhor da festa. Teve apresentação de um vídeo, vinhos (oferecidos pelas mãos amigas da amiga de todas as horas, salgadinhos (ai me deu até fome agora, que pena que perdi tudo isso!) e discursos dos amigos.

    A chuva, dores e outras circunstâncias não intimidaram os amigos que tiveram o privilégio de compartilhar esse momento mais do que especial com a família da poetisa. O Clube de Leitura de Icaraí se fez presente. Ele tem um movimento cíclico: lê, produz (para quem tem talento é claro, não é o meu caso rsrsr), lê outra vez e vamos que vamos. Temos excelentes escritores lá. Enumeraria (se tivesse pedido autorização) uns sete muito bons. Enfim, esse Clube é um espaço mais do que crítico. É criativo e um reduto amigo.

    Darei minhas primeiras impressões sobre o livro, apenas li poucas coisas, mas já dá uma ideia do capricho que foi sua elaboração.

    Capa e contra capa: diria que tem cores que nos traz esperança, vivacidade e paz interior. É um aconchego logo de cara. Também não poderia ser para menos, já que foi criação do maridão com a colaboração de suas duas filhas, que nos proporciona o enlevo de suas pinceladas românticas, uma verdadeira ode à primavera.

    A revisão foi feita por uma criatura adorável que conheci no Clube. Assim como a orelha (não sei se é assim que chamamos hoje) foi escrita por um outro amigo do clube. Primorosas palavras que diz que o escritor deve enfrentar algo e "Esse algo é entregar-se, expor-se, mostrar sua alma e colocar sangue e carne nas páginas, para que o leitor, qual antropófago, o deguste". Muito bela essa analogia e tantas outras palavras que exaltam a coragem feminina no lançar-se às águas da escrita.

    No prefácio, a autora faz uma belíssima e original retrospectiva a respeito de seu contato e abandono momentâneo da poesia. "De lá pra cá, não escrevi mais poesia, acho que deixei a sensibilidade guardada junto com as meias, sempre me tocando os pés, porém longe do coração. (...) Hoje, se não fosse o computador, guardaria meus versos em outra gaveta, a dos sutiãs, bem mais pertinho do coração". Vamos combinar, não é uma delicadeza de extrema sensibilidade e feminilidade.

    Um aperitivo: é a poesia intitulada "Cacos de Mim". Poesia visual (não posso reproduzir, primeiro porque não pedi autorização e segundo porque ela tem uma disposição espacial que esse formato não permite, só se fosse como imagem - acho eu). Mas posso falar a respeito do que interpretei. Vamos lá! Ela afirma que é o que não sabe. As letras da palavra cacos estão dispostas como num caça palavras e com elas podemos formar as palavras caos, cacos e caso (acho que para a Rita essas palavras, como abertura de seu livro, devem ter um significado "fênix). Em seguida ela revela que esses cacos dela estão espalhados e espelhados em muita gente. Singelo e complexo, pois quem de nós, em nossa existência não está presente em alguém e alguns até nos toma como espelho.

    Enfim, esse dia foi perfeito. Encontrei um amigo que não via a quase um ano, assisti a leitura dramatizada da obra "O retratro de Dorian Gray" e fui ao lançamento dessa travessia poética. Que mais posso querer? Agora, tenho junto à cabeçeira o livro da amiga poetisa e do poeta amigo Carlos Brunno que encerram meu dia, me acalmando ou excitando minha alma antes de fechar os olhos para abrí-los na manhã seguinte. Em breve, também comentarei sobre os versos do Carlos, outro poeta porreta de bão.

    ResponderExcluir
  2. Querida Rita, as fotos ficaram ótimas e os comentários abaixo delas são carinhosos como você. Eu agradeço por me ter propiciado essa "travessia" deliciosa. A noite de autógrafos foi ótima como o livro que acabei de ler ontem mesmo (28/09/12). Comentei sobre ele no blog do Clube de Leitura Icaraí. Quem quiser ler, entre lá. Beijo grande da sua leitora e fã ..... Angela Ellias.

    ResponderExcluir
  3. Querida Rita!
    Já falei várias vezes sobre como você se revelou de forma tão criativa nessa sua Travessia!
    Parabéns pra vc e toda a bela família!
    As fotos estão lindas e nós amigos não poderíamos faltar!
    Beijos, meu respeito e gratidão. Luzia Veloso

    ResponderExcluir
  4. Oi Prima,
    A sala estava colorida e calorosa como tudo que é feito por voce.
    A alegria das pessoas , a musica , o seu talento e tudo isso sendo delicadamente apresentado com a sua Travessia.
    As fotos estão aí para registrar mais um momento de carinho e alegria que partilhamos com voce e sua família. Beijossssssss

    ResponderExcluir